quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Uma lugar para sonhar" - óleo sobre tela



Atravessando a longa estrada há muitas flores a admirar... Nuvens esparsas no imenso céu ampliam nossos horizontes: nada parece tão distante... Perfume e encanto a nos embalar.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Detalhe do rosto

parte 6 - pronto!

Eis o quadro pronto!... :)
Odetalhes são as últimas partes a serem pintadas.
No caso do xale, pintamos com a tinta da pele ainda fresca, para que obtivéssemos o efeito de transparência.
Outro recurso útil para conferir maior realismo é o uso de um pincel seco e macio para fazer um "sfumatto" nas linhas que separam uma cor e outra. Esta técinica foi aplicada nas bordas, entre a figura e o fundo, a fim de integrá-los mais...

parte 5

Nesta fase percebemos nitidamente a questão da maleabilidade da tinta... diversas camadas fora sobrepostas entre as fases 4 e 5, para que chegássemos no resultado esperado. Basicamente: primeiro depositamos as tintas nas cores desejadas, depois trabalhamos as formas.


parte 4

Trabalhando a figura principal é essencial a escolha de cores para os tons de pele. Não é tarefa fácil pois que com mínima variação podemos ter alterações significativas...
A tinta óleo, em função da lenta secagem, tem a vantagem de ser extremamente plástica e maleável, permitindo que mexamos na pintura diversas vezes, modelando seuas formas com precisão e sutileza.

parte 3

Geralmente, todas as partes do quadro são pintadas ao mesmo tempo. Mas neste caso, figura e fundo não estão tão integrados, o que permite trabalhemos as partes separadamente (embora sempre usemos as mesmas cores da palheta em toda a tela). Assim, já podemos dar mais acabamento ao fundo.

parte 2

Pronto o esboço, iniciamos o processo para "queimar" o quadro - a tinta a óleo deve ser bem diluída, pode-se usar uma parte de secante de cobalto para uma de terebintina, a fim de fazermos uma "base" para a pintura.

Pintura a óleo

Há muitas coisas na gaveta... hoje mexeremos com nossas tintas e pincéis!...

Depois de algum tempo sem pintar, resolvi retomar com retratos. Trazemos hoje alguns passos dados para e pintura deste autorretrato que fiz.

Inicialmente começamos com o esboço, que pode ser feito a grafite. Não é necessário muito acabamento ou detalhes, pois por ser uma fase inicial poderá ser modificada com muita facilidade com a tinta a óleo.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Captura



Olhos certeiros na certa invadem. Encontram o lapso, momento tão breve. Invadem a fresta, sem festa, sem asco. Percebem a presa, tão ela, tão solta. Não há cerimônias nem tramelas, divagações ou chorumelas... Tudo simples, rápido. O tempo tão ágil foi alvo primeiro, segundos ligeiros foram congelados. Os olhos marcados pararam o mundo... Tudo simples, breve. Pois para a sentença final basta apenas um segundo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mais um sonho


Embora andasse firme e o vento triste deslizasse, todo o mundo conspirava para que o pranto se calasse. Tropeços de brisa pesavam fundo e eu, apenas mais um no mundo, senti a força de viver. Uma estranha força a me envolver entorpecendo sentidos, iluminando consciências, contagiando cada passo de notável energia, a mesma que dá sede, mas depois sacia.
E então, como poucas vezes aconteceu, a lua minguante cresceu - desmanchando idéias vazias e alimentando aquele sonho que era todo meu...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Por onde?


Aonde vai assim tão leve? Que caminhos escolhe, por que ruas segue? Em que lugar pousa os tenros olhos quando, dona de si, enfrenta as dores e simplesmente prossegue? Saberia eu? Não... Mas gostaria. Quem sabe... Eu, senhor do tempo, conhecedor de anseios e temores, vasculhando fundo todos os interiores. Poderia encontrar antigos e futuros amores, além de bálsamos para todas as dores, mas, sobretudo, saber onde pousa seus tenros olhos. Afinal, procura os espinhos ou as flores?

Qualquer dia desses, enquanto não sou senhor do tempo, vou arrumar outro jeito. Quando você sorver a distração, bocejando e sonolenta, vou olhar fundo em seus olhos e esperar... Entre uma piscada e outra uma brecha vai se abrir e eu, mirando o caminho a seguir, antes que você possa reagir, vou mergulhar seus tenros olhos vislumbrando o horizonte desconhecido, um mundo nunca antes visto! Não haverá mais volta. Estarei tão junto a você que, ao pensar, serei eu a própria voz da sua consciência a perguntar “Aonde vai assim tão leve?”

Ahhh!!...


Irmão Sol,como é simples e profundo seu transitar pelo mundo, conhecedor de tantas histórias e moradas. Quem somos nós diante da magnitude de sua jornada? Imensidões revelam-se no céu como pequenos pontos luminosos sob o véu da elegância. Quanta prepotência, quanta ignorância... Será que ainda podemos crer em pontos solitários criados ao acaso com único objetivo de colorir nosso cenário?...